sexta-feira, 10 de abril de 2015

Taekwondo como válvula de escape para o stress no trabalho

Henrique Cintra
Condicionamento físico e psicológico, através da filosofia típica das artes marciais, são alternativas para a melhoria da qualidade de vida que o professor de Taekwondo, Rodrigo Fura, estabelece a qualquer pessoa que se dispõe a fazer parte de sua equipe. Praticar Taekwondo traz benefícios tanto ao corpo quanto à mente. As aulas que incluem além de técnicas de competição, técnicas de defesa pessoal, exercícios de respiração, relaxamento, alongamento e flexibilidade, fizeram brilhar os olhos de Henrique Cintra (Técnico de dados da Tel Telecomunicações Ltda.), que tinha contato superficial com a modalidade, pois quem praticava no início era seu filho. Como um bom pai, incentivava o pequeno sempre e ao acompanhar a rotina das aulas, não resistiu e também começou a seguir o "Caminho dos pés e das mãos" (tradução da palavra Taekwondo).

Henrique (37 anos) pratica Taekwondo há seis meses e desde então vem percebendo os benefícios como: melhora da aptidão física, manutenção do peso, aumento da imunidade e da capacidade pulmonar, fortalecimento dos ossos reduzindo os riscos de doenças como osteoporose. Melhoria da aptidão física relacionada à performance e prevenção de lesão músculo esquelético, desenvolvendo uma gama de valências físicas como: equilíbrio, força, flexibilidade, resistência, coordenação, velocidade, entre outros.

Não podemos esquecer dos benefícios psicológicos, afinal as artes marciais não oferecem somente um plano de treinamento focado somente no corpo, ao praticar TKD desenvolveu também o espírito da modalidade: cortesia, integridade, perseverança, auto-controle e espírito indomável. "Estes princípios moldam o caráter e quando o indivíduo os coloca em prática, percebe a mudança que ocorre no mundo onde vive, o que implica diretamente no aumento de sua auto-estima entre outros aspectos como o aumento da capacidade de atenção, concentração e auto-confiança. "A prática do Taekwondo como válvula de escape para o stress no trabalho (catarse) reflete diretamente no seu papel de pai, marido, funcionário e etc", explica o prof. Rodrigo Fura.

Com tantas conquistas, algumas medalhas com sabor de ouro já começaram a surgir. Henrique obteve excelentes resultados em competições expressivas (Campeão da Copa América e Vice-Campeão Paulista competindo nas modalidades "Lutas" e "Formas" na categoria Master), deixando seus familiares e companheiros de equipe muito orgulhosos. o Prof. Rodrigo Fura acredita que com a continuidade nos treinamentos seu aluno ganhará muito mais do que melhor condicionamento físico. "Ele vai enxergar o mundo de outra forma, evoluindo como ser humano ao incorporar os princípios da arte marcial para conquistar resultados ainda maiores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário