Depois de tanto tempo em confinamento devido à pandemia, aos poucos a vida está voltando ao normal e com isso muitas pessoas têm procurado algum tipo de atividade física para praticar, então que tal aproveitarmos o momento para aprender um pouquinho mais sobre Taekwondo com o Mestre Rodrigo Fura? Educador Físico, Faixa Preta 4º DAN e praticante de Taekwondo WT há 27 anos, o Mestre Rodrigo montou sua própria equipe na cidade de Registro-SP há 13 anos e desde então suas atividades são supervisionadas pelo Mestre Carlos Negrão (Técnico da seleção brasileira de Taekwondo durante 14 anos). Seu trabalho abrange crianças, jovens e adultos, e no decorrer do tempo, sua equipe trouxe para o município mais de mil títulos individuais e coletivos. Sempre com o apoio dos familiares, amigos, alunos, patrocinadores e entusiastas do esporte como: Ricardo Ogawa Nutrição Esportiva/Funcional, Carla Campanati Advogada e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL).
Origem do Taekwondo
Taekwondo é uma arte marcial inicialmente desenvolvida, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi com o auxílio de Nam Tae Hi e Sang Min Cho em 11 de abril de 1955, missão que o governo coreano incumbiu ao seu exército, o objetivo era resgatar a auto-estima do povo coreano pós-guerra. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.
Aspecto marcial
O Taekwondo é derivado de uma fusão de artes marciais coreanas, sofreu maior influência do Taekkyeon (670 D.C.), que tem como característica principal o predominante uso de chutes, porém o Taekwondo não se limita somente aos golpes traumáticos com os pés, a arte se utiliza dos punhos cerrados ou abertos, cotovelos, joelhos e vai além, utilizando se também de técnicas de torções e projeções.
Chegada ao Brasil
O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do Grão Mestre Sang Min Cho.
Filosofia
Em coreano a palavra Taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Assim como muitas artes marciais, segue uma filosofia que consiste na valorização de princípios como: cortesia, integridade, perseverança, auto controle e espírito indomável.
Graduação
No Taekwondo, a graduação vai do 10º ao 1º GUB (graus de faixa colorida) e em vida, do 1º ao 9º DAN (graus de faixa preta), o 10º DAN é alcançado apenas como uma homenagem póstuma. Há seis cores de faixas oficiais e cada cor tem um significado: Branca (pureza e inocência/semente), Amarela (riqueza/terra), Verde (crescimento/planta), Azul (liberdade/céu), Vermelha (alerta/sol) e Preta (Sabedoria e conhecimento/universo).
Aspecto esportivo
A maioria das pessoas imagina que a única forma de competir no TKD é através das “Lutas” (Kyorugui) por ser a mais popular, mas isso não é verdade, existem também as “Demonstrações” (Hanmadang/Shibon), que incluem as “Formas” (Poomsae), os “Quebramentos” (Kyopa), demonstrações de “Técnicas de Defesa Pessoal” (Hoshinsul), “Atividades Lúdicas” (Kima, Sirum, e Luta GM Sang Min Cho), entre outras tantas modalidades que permitem a interação entre crianças, jovens e adultos, proporcionando um clima agradável de convivência.
Benefícios
O Taekwondo é ótimo para quem pretende praticar atividade física. Por ser um esporte que promove benefícios físicos e psicológicos no praticante, desperta o fascínio em pessoas de todas as faixas etárias. A modalidade estimula a coordenação motora, a memória, transmite disciplina, valores como: noção de hierarquia e respeito através da filosofia típica das artes marciais.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o Taekwondo, corra para a academia e experimente uma aula. O Taekwondo Rodrigo Fura se situa na rua Nelson Brihi Badur, 90 - Sala 12, Centro de Registro-SP. Mais informações através do Whatsapp: (13) 99742-2782.
Nenhum comentário:
Postar um comentário